Quadralite – Flash Stroboss 60 TTL e HSS.

Flash Quadralite Stroboss 60 TTL e HSS

Flash Compacto Speedlight TTL Quadralite Stroboss 60

Depois de quase um ano a utilizar na minha fotografia o flash compacto TTL Quadralite Stroboss 60 (na sua versão Canon) resolvi escrever este artigo no sentido de dar a minha opinião sobre um flash que apresenta uma excelente qualidade/preço. Para todos aqueles que procuram um flash para uma DSLR ou mirrorless a um preço acessível, com tecnologias avançadas e profissionais, o Stroboss 60 é uma excelente opção. Este flash está disponível para as principais marcas de máquinas fotográficas: Canon, Nikon, Sony, Fujifilm e sistema MFT (Micro 4/3).
Entre outras características encontramos neste equipamento um receptor de rádio dedicado, funcionalidade TTL, alta velocidade de sincronismo (HSS) até 1/8000 segundos, número guia 60 (GN60), sincronização à segunda cortina e zoom de 20-200mm.

Qualidade de Construção

O flash TTL Stroboss 60 é bastante sólido e resistente, melhor do que algumas alternativas nesta linha de preço, como é o caso do flash Yongnuo, por exemplo. A parte frontal deste flash vem equipada com um painel de sensores infravermelhos tendo como função ajudar o flash em diversas tarefas. De um dos lados do flash encontramos o compartimento para 4 pilhas tipo AA. Este flash também esta disponível na versão EVO com uma bateria dedicada de alta capacidade aumentando assim o número de disparos e rapidez de reciclagem: FLASH Quadralite Stroboss 60 EVO. Do outro lado do flash e por baixo de uma tampa de borracha, podemos identificar três conexões disponíveis. Uma conexão mini USB que pode ser usada para actualização do firmware, uma conexão de 3,5mm, assim como outra conexão disponível para uma fonte de alimentação externa powerpack, por exemplo.
Na parte traseira do flash encontramos um painel LCD (dot-matrix LCD) suficiente grande para que possamos ver sem dificuldades os ícones e informações disponíveis. Nesta parte traseira também estão localizados os vários botões e comandos de ajuste do flash.
A cabeça do flash pode ser girada a 360 graus particularmente útil nos casos em que necessitamos de apontar o flash para uma parede ou tecto. Acho particularmente interessante o facto da cabeça do flash ser firme e não se mover facilmente com pequenos tremores ou pequenos movimentos que de outra forma poderiam deslocar inadvertidamente a direcção do flash.

Flash Compacto Speedlight Quadralite Stroboss 60 Frente
Painel de sensores infravermelhos
Flash Compacto Speedlight Quadralite Stroboss 60
Tampa de borracha com 3 conexões disponíveis
Flash Compacto Speedlight Quadralite Stroboss 60 Pilhas
Compartimento para 4 pilhas tipo AA
Flash Compacto Speedlight Quadralite Stroboss 60
Painel LCD (dot-matrix LCD)

Principais recursos e desempenho

Como já referido no início deste artigo, o flash Stroboss 60 possui a tecnologia TTL. Para aqueles que pretendam saber mais sobre a tecnologia TTL recomendo a leitura do artigo O flash em TTL: o que é?.
A minha experiência na utilização do flash TTL Stroboss 60 tem revelado que o desempenho do modo TTL é extremamente fiável e preciso.

Alta velocidade de Sincronismo (HSS)

O flash Stroboss 60 sincroniza até 1/8000 segundos em HSS (alta velocidade de sincronismo), podendo congelar motivos em movimento rápido iluminando-os na perfeição. Considero que a funcionalidade HSS é muito importante especialmente no meu género fotográfico em que preciso aumentar a velocidade do obturador para poder utilizar grandes aberturas das minhas lentes.

Na fotografia que se segue o recurso à funcionalidade HSS foi imprescindível para conseguir utilizar a abertura de f/1.2. Sem HSS teria de utilizar uma velocidade igual ou inferior a 1/200 segundos. Com a velocidade de 1/200 segundos, correspondente à máxima velocidade de sincronismo da minha câmara, implicaria reduzir a abertura da minha lente para diminuir a entrada de luz causada pela diminuição da velocidade do obturador. Como consequência, teríamos uma fotografia com maior profundidade de campo e menos desfoque, diferente da fotografia que tinha idealizado.

Em resumo, não tendo a funcionalidade HSS disponível no meu flash não teria registado esta fotografia da nossa amiga Raquel utilizando flash.

mota harley sessão fotográfica com luz natural e luz flash mota e modelo
EXIF: 1/5000 f/1.2 ISO200 | FLASH em modo TTL

Sincronização à segunda cortina

As características e funcionalidades profissionais do Quadralite Stroboss 60 não ficam por aqui. Este flash permite também sincronizar à segunda cortina. Os flashes vêm normalmente programados para sincronizar,ou seja, gerar um pulso de luz no momento em que a primeira cortina do obturador abre. Assim, se estivermos a fazer uma fotografia de 1 minuto de exposição e a utilizar o flash, este irá disparar exactamente no momento em que eu primir o botão de disparo e o obturador abrir. Já com recurso à sincronização à segunda cortina, o flash dispara exactamente antes da segunda cortina fechar. Aplicando esta situação ao exemplo anterior, o flash seria disparado imediatamente antes da exposição de 1 segundo terminar e o obturador fechar. Sem dúvida que utilizando este recurso nos dá a possibilidade de captar fotografias muito interessantes e criativas.

Compensação da Exposição do flash

Nas situações em que a exposição do flash no modo TTL não esta de acordo com o que nós pretendemos, podemos recorrer à compensação da exposição do flash para refinar a exposição. Com o recurso a esta funcionalidade o fotografo aceita a medição TTL como ponto de partida e depois pede ao flash que gere mais ou menos luz relativamente a essa medição inicial. A compensação da exposição do flash é um recurso que permite que o fotografo controle a luz sem a necessidade de usar o modo manual. A compensação do flash no Stroboss 60 pode ser feita em incrementos de 1/3 de stop num máximo de +3 stops ou -3 stops.

Flash Compacto Speedlight Quadralite Stroboss 60
Compensação da exposição do flash modo TTL

Número Guia (GN)

O flash TTL Stroboss 60 tem um número guia de 60 (GN60), que é exactamente o mesmo que o bem mais caro flash da Canon 600 EX RT II.  Por experiência considero os dois flashes muito semelhantes em termos de funcionalidades e output, a grande diferença que encontro entre eles é mesmo o preço. Consigo comprar 4 flashes Stroboss 60 pelo preço de um Canon 600 EX RT II. Para um orçamento limitado como o meu faz uma enorme diferença 😀

Tempo de Reciclagem

O tempo de reciclagem de um flash é um ponto que considero bastante importante e o flash Stroboss 60 nunca me decepcionou. Ao usar a máxima energia (“potência)” de 1/1 o tempo de reciclagem que obtenho anda na casa dos 1.7 segundos. Já com o flash a 1/2 de potência este tempo ronda os 0.5 segundos. Tendo em conta o género fotográfico que realizo só muito raramente perco uma fotografia causada pela demora do tempo de reciclagem.

Conclusão

O Quadralite Stroboss 60 é um flash que recomendo aos fotógrafos entusiastas ou profissionais que procuram um equipamento com um excelente custo/benefício e com características avançadas. Sem dúvida que este flash é uma escolha acertada para os fotógrafos de casamentos, moda, eventos e até mesmo desporto. Caso pretendo ver mais fotografias realizadas com este flash recomendo a visita ao meu web site www.paulofotografia.pt

Até breve e boas fotos!

Sugestões de leitura

De uma forma simples poderemos dizer que a exposição na fotografia é a quantidade de luz recebida pelo sensor da nossa câmara fotográfica. Dito de outra forma corresponde à intensidade da luz registada nas nossas fotografias. 

Truques e Dicas

Feedback
5/5

A maioria das câmara fotográficas DSLR e Mirrorless apresentam no seu selector de modos duas zonas: uma Zona Criativa e uma Zona Básica. Na Zona Criativa estão presentes os modos semiautomáticos “Programa“..

Truques e Dicas

Feedback
5/5

Depois de quase um ano a utilizar na minha fotografia o flash compacto TTL Quadralite Stroboss 60 (na sua versão Canon) resolvi escrever este artigo no sentido de dar a minha opinião sobre um flash que apresenta uma excelente..

Artigo de Produto

Feedback
5/5
Partilhar

3 comentários em “Quadralite – Flash Stroboss 60 TTL e HSS.”

Deixe um comentário